top of page

Infográfico - Importância de integrar práticas de mindfulness nas famílias

Já sabemos das diversas aplicações de mindfulness e há uma delas que ainda é carente de estudos, mas no artigo de Geurtzen, N., Scholte, R.H.J., Engels, R.C.M.E. et al (2015), o papel das práticas parentais conscientes é investigada, por isso Fabiana Saes elaborou um infográfico que mostra as benefícios e importância de integrar as práticas de mindfulness nas famílias, traduzido do artigo.

O artigo apresenta um estudo realizado com cerca de 900 pais de adolescentes e seis dimensões do mindfulness foram destacadas: ouvir com atenção total, aceitação não julgadora de si e do filho(a), consciência emocional de si e do filho(a), autorregulação na relação parental e compaixão por si e pelo filho(a).

Um dos resultados mostrou que filhos de pais com níveis mais altos de aceitação não julgadora de seu próprio funcionamento como pais, relataram menos sintomas de depressão e ansiedade.

Umas das primeiras discussões sobre a aplicação de mindfulness para pais foi publicada por Myla e Jon Kabat-Zinn em 1997 em que eles recomendaram estender e integrar na vida familiar as práticas de mindfulness ensinado na Clínica de Redução do Estresse do Centro Médico da Universidade de Massachusetts.

Pais que adotam uma orientação de prática parental voltada ao mindfulness passam por mudanças em sua capacidade, vontade e motivação hedônica de estarem presentes com o crescimento, desenvolvimento e mudanças de seus filhos e de seus relacionamentos com os filhos. Assim, os pais podem se libertar do egoísmo habitual e cultivar uma perspectiva parental que incorpora uma visão de longo prazo da natureza duradoura do relacionamento com uso de sabedoria na seleção adequada de respostas parentais.

Texto publicado originalmente:

em https://www.facebook.com/redeconectta/posts/1251767068298138

bottom of page