11 96081-0404

©2018 by Brace Psicoterapia e Mindfulness. Proudly created with Wix.com
Resp. técnica Fabiana Saes dos Santos Romano CRP SP 06/58588-01 | Brace Desenvolvimento Humano CRP SP 06-5606/J

Rua Alexandre Dumas, 1268, cj. 23 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04717-003, Brasil

Seguir

Contato

Endereço

Archive

Please reload

Please reload

Tags

A gratidão pode melhorar sua vida amorosa? Sim

(Tradução publicada originalmente em: http://redeconectta.com.br/a-gratidao-pode-melhorar-sua-vida-amorosa-sim/)

 

William James escreveu: o desejo mais profundo da natureza humana é a necessidade de ser apreciado.

 

Esta citação oferece-nos uma visão valiosa sobre como melhorar os nossos relacionamentos. A maioria de nós, sabe intuitivamente, que ter um parceiro que é romântico, apreciativo, feliz, e até mesmo grato, é uma coisa boa.

De fato, meus amigos heterossexuais e homossexuais, parecem concordar que o entusiasmo e a apreciação sobre o que estamos fazendo e com quem estamos é sexy, tanto dentro como fora do quarto.

Por outro lado, eu conversei com conselheiros de casais, bem como advogados de divórcio, e ambos me disseram que a falta de apreciação de um parceiro é um grande assassino de relacionamento. Parece que, embora todos pareçamos saber que gostamos de ser apreciados, às vezes esquecemos como é importante expressar apreço aos nossos parceiros. A boa notícia é que a gratidão é algo que você pode ser desenvolvido. Isso mesmo, todos nós podemos aprender a ser mais agradecidos e gratos. Não só a pesquisa sugere que a gratidão pode ajudar os nossos relacionamentos, mas também sugere que a gratidão nos faz mais felizes e saudáveis em geral. Então, vamos falar sobre a pesquisa, bem como nós podemos melhorar nossa vida amorosa ao longo do ano, tornando-se mais grato!

A pesquisa sustenta a noção de que a gratidão pode melhorar sua vida amorosa? Sim!

Acontece que um pouco da pesquisa sugere que expressar gratidão fortalece relações pessoais de todos os tipos, incluindo relações de trabalho, amizades pessoais e relações românticas (Gordon et al., 2011). Gratidão ajuda tanto no início de um novo relacionamento e mais tarde, quando se está trabalhando para manter um forte relacionamento (Algoe et al., 2008). Então, se você quiser cortejar alguém novo, mostre que você aprecia essa pessoa. Se você quiser manter e fortalecer um relacionamento existente, expresse sua gratidão por aquilo que seu parceiro faz por você (seja ele ouvindo você falar sobre o seu dia, sendo um amante apaixonado, ajudando em torno da casa, ou qualquer outra coisa que eles estão fazendo para fazer sua vida melhor). Você também quer expressar a sua apreciação por todas as características que você ama sobre eles (seja o seu cérebro, beleza, coração ou algo mais específico como se são grandes dançarinos ou se têm um sorriso contagioso).

A pesquisa descobriu que a gratidão aumenta a satisfação da relação e (não surpreendentemente) intensifica o sentimento de estar conectado (Algoe et al., 2010; Algoe et al. 2012), e que isso funciona para ambos os sexos, independentemente da sua orientação sexual. Em outras palavras, a gratidão aumenta a satisfação dos relacionamentos tanto para homens quanto para mulheres, independentemente de estarem envolvidas com um homem ou uma mulher. Ainda mais encorajador, gratidão melhora a satisfação tanto para o destinatário da apreciação e para a pessoa que expressa a apreciação! Uau, que negócio! Apesar de tudo, expressar a apreciação genuína não custa muito, mas realmente pode fazer ambos, você e seu parceiro, sentirem melhores sobre seu relacionamento!

 

Espere, e se nem você nem seu parceiro romântico têm o hábito de expressar gratidão? Você está condenado? Não!

 

Há muita coisa que você pode fazer para tornar apreciação e gratidão uma grande parte de sua vida. Apreciar os dons em torno de você pode tornar-se um hábito. Vários especialistas têm escrito sobre o tema de como promover a gratidão, e todos eles parecem concordar com algumas coisas que podem ajudar a todos serem mais gratos. Uma sugestão comum é manter um diário de gratidão. Isto pode cobrir tudo que você é grato em sua vida, mas se você quer focalizar em seu relacionamento, a seguir adicione algumas coisas a cada dia que você aprecia sobre seu parceiro. Pode ser o seu sorriso, ou que ele lavou os pratos quase todos os dias desta semana. Pode ser que ela estava lá para você quando você tem más notícias, ou que ele está sempre orgulhoso de você quando você tem sucesso. Nem tudo tem que ser profundo. Pode até ser sobre sua parte favorita do corpo. Você não tem que compartilhar a lista de imediato, basta fazer essa lista, e lê-lo ao longo de cada dia, mesmo que vai começar a fortalecer o seu relacionamento. Claro que compartilhar o que você aprecia sobre seu parceiro espontaneamente fará a apreciação deles ainda mais poderosa. Em relacionamentos de longo prazo, em particular, é importante lembrar que leva tempo deixar a pessoa que você ama saber como você está grato por tê-los em sua vida. Portanto, mantenha os olhos abertos para oportunidades de expressar apreciação sincera todos os dias.

O que é particularmente mágico sobre tudo isso é que eu pessoalmente descobri que a gratidão é contagiosa. Expressar apreciação aumenta a chance que você vai recebê-lo. Além do que ela faz para relacionamentos, a pesquisa mostrou que a gratidão também melhora a felicidade pessoal e saúde geral (Wood et al, 2010). Assim, mesmo se você está atualmente solteiro, você ainda pode beneficiar de praticar a gratidão.

Em suma, a gratidão é aprendida, bom para você e é até mesmo sexy! Pode melhorar sua vida amorosa, suas amizades, sua vida profissional, sua felicidade e sua saúde. Não custa um centavo, e, tanto quanto sei, não há efeitos colaterais nocivos. Então o que você está esperando? Hoje é o dia perfeito para começar a ser mais grato!

 

Referências:

Algoe, Sara B., Haidt, Jonathan and Gable, Shelly L. (2008). Beyond Reciprocity: Gratitude and Relationships in Everyday Life.  Emotion, Vol. 8, No. 3, pp. 425-429.

Algoe, Sara B. (2012). Find, Remind, and Bind: The Functions of Gratitude in Everyday Relationships. Social and Personality Psychology Compass, in press.

Algoe, Sara, Shelly Gabel, and Natalya Maisel (2010). It’s the little things: Everyday gratitude as a booster shot for romantic relationships. Personal Relationships, (17), 217-233.

Gordon. Cameron L; Arnette, Robyn A.M; Smith, Rachel, E (2011). Have you thanked your spouse today?: Felt and expressed gratitude among married couples. Personality and Individual Differences, 50(3), 339-343.

Wood, Alex M., Froh, Jeffrey J. and Geraghty, Adam W.A. (2010). Gratitude and well-being: A review and theoretical integration. Clinical Psychology Review, pp. 1-16.

 

Texto original: https://www.psychologytoday.com/us/blog/your-money-and-your-heart/201211/how-gratitude-can-improve-your-love-life

TRADUZIDO POR FABIANA SAES

Please reload

Please reload

Our Recent Posts