11 96081-0404

©2018 by Brace Psicoterapia e Mindfulness. Proudly created with Wix.com
Resp. técnica Fabiana Saes dos Santos Romano CRP SP 06/58588-01 | Brace Desenvolvimento Humano CRP SP 06-5606/J

Rua Alexandre Dumas, 1268, cj. 23 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04717-003, Brasil

Seguir

Contato

Endereço

Archive

Please reload

Please reload

Tags

Pais atentos e conscientes

February 24, 2018

Como qualquer pessoa, os pais têm suas próprias necessidades e desejos, assim como as crianças. Nossas necessidades como pais podem ser muito diferentes das dos nossos filhos. Em vez de colocarmos nossas necessidades a frente das de nossas crianças, devemos ter consciência das diferentes necessidades de cada um.

 

Educar de forma mindful significa cultivar uma consciência de como as nossas necessidades são interdependentes. Nossas vidas são inegavelmente e profundamente ligadas, o bem-estar dos nossos filhos afeta o nosso, bem como o nosso afeta o deles. Se eles não estão indo bem, sofremos e se não estão indo bem, eles sofrem.

 

Quando estamos presentes e atentos, como pais, permitimos que nossos filhos experimentem suas vidas de forma profunda. Nossos filhos não precisam de nossa disponibilidade todo o tempo mas necessitam de nossa presença quando interagimos e nos conectamos a eles. Ser um pai e uma mãe mindful significa ter intenção nas próprias ações, ser responsivo. Os filhos aprendem sobre eles mesmos pela forma como nos comunicamos com eles.

 

Para iniciar a experiência como pais mindful sugiro o seguinte desafio: a comunicação não verbal. Nós nos comunicamos com nossos filhos, de forma poderosa, sem dizer absolutamente nada e na maior parte do tempo nem nos damos conta do impacto na relação.  Então proponho que no próximo momento de “crise”, conte até dez antes de agir e enquanto conta perceba o quanto tenso está, perceba como está sua face, rígida, tensa e quais os sentimentos, emoções e sensações físicas estão presentes nesse momento e então se aproxime de seu filho e demonstre carinho com um abraço, um toque gentil no ombro, um aperto de mão, ou qualquer outra forma que se sinta a vontade.

 

Dar aos filhos afeto físico, literalmente altera a química do seu cérebro e do seu filho. Quando seu filho e você se sentirem perturbados, um toque de amor pode acalmar as coisas e ainda ajuda a conexão entre vocês mesmo durante momentos de estresse elevado.

 

Please reload

Please reload

Our Recent Posts